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REGULAMENTO DA 37ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E
DA 17ª CORRIDA DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA
1 - A PROVA
1.1 - A 37ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E 17ª CORRIDA
DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA, será realizada no dia 25 de maio
de 2025. A supervisão técnica caberá ao Centro de Educação Física Almirante
Adalberto Nunes (CEFAN).
1.2 - A primeira largada da prova será às 8h15, em frente ao Monumento
Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), na Avenida
Infante Dom Henrique, número 75 – Glória – Rio de Janeiro – RJ, com qualquer
condição climática.
1.2.1 – O horário da largada da prova está sujeito a alterações por motivos de
força maior. É responsabilidade da organização da prova decidir sobre
adiamentos, cancelamentos ou manutenção do cronograma.
1.3 - TODAS as provas juntas terão a duração máxima de 3 (três) horas e o atleta
que, em qualquer dos trechos, não estiver dentro do tempo projetado, deverá
deixar o percurso e atender às orientações dos fiscais de prova.
1.4 - Poderão participar das provas de 5km, atletas de ambos os sexos, com
idade mínima de 14 (quatorze) anos, e para as provas de 10 km, atletas de
ambos os sexos com idade mínima de 18 (dezoito) anos.
1.4.1 - Em ambas idades mínimas exigidas para a participação das provas de 5
e 10 km, será considerada a idade mínima na data da corrida.
1.4.2 - Todos os atletas participantes deverão estar regularmente inscritos de
acordo com o Regulamento Oficial da prova e orientações da Norma 12,
Reconhecimento e Homologação de Corridas de rua, da CBAt.
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1.4.3 - As inscrições para menores de idade deverão ser feitas por um de seus
responsáveis legais desde que este seja maior de idade e apresente uma
autorização por escrito, acompanhada de cópia de um documento de identidade
ou certidão de nascimento do atleta, cópia esta que será retida pela organização
no ato da retirada do kit.
1.5 - A 37ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E DA 17ª CORRIDA
DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA será disputada e haverá
premiação para as seguintes categorias e distâncias:
1.5.1- GERAL MASCULINO – 5 KM e 10 KM; GERAL FEMININO – 5 KM e 10
KM; CIVIL MASCULINO – 5KM e 10KM; CIVIL FEMININO – 5KM e 10KM;
PCD – 5 KM; EQUIPE DE CORRIDA MASCULINA – 5 KM; EQUIPE DE
CORRIDA FEMININA – 5 KM; PELOTÃO MILITAR COMPETITIVO MASCULINO
– 10 KM; PELOTÃO MILITAR COMPETITIVO FEMININO – 5 KM; PELOTÃO
MILITAR COMPETITIVO MISTO – 5 KM.
1.6 - Serão considerados os seguintes formatos de participação no evento:
1.6.1 - INDIVIDUAL – participante que corre em seu próprio ritmo e distância,
não dependendo de ninguém, além de si mesmo, para determinação de seu
tempo de corrida e classificação;
1.6.1.1 – PCD – Pessoa com deficiência, participará individualmente, alocados
nas subcategorias, atletas usuários de cadeiras de rodas (CAD), e atletas com
deficiência intelectual.
1.6.2 - EQUIPE DE CORRIDA – participantes civis que largam e chegam juntos;
1.6.3 - PELOTÃO COMPETITIVO – participantes militares, representando suas
Organizações Militares, largam e chegam juntos em formação de pelotão, com
guião e Comandante de pelotão à frente, conforme descrito à frente em capítulo
específico. Competem por classificação, colocação no pódio, troféu e medalha;
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1.6.4 - PELOTÃO VIBRAÇÃO - participantes militares ou civis, representando
suas Organizações Militares, largam e chegam juntos em formação de pelotão,
com guião e Comandante de pelotão à frente, conforme descrito à frente em
capítulo específico. Seu objetivo é o estímulo ao Espírito de Corpo e à prática da
corrida como ferramenta para a melhora do preparo físico, saúde e qualidade de
vida dos militares e civis. Cabe ressaltar que este pelotão não competirá por
classificação, colocação no pódio, troféu e medalha
1.7 - Os participantes que se inscreverem nas categorias CIVIL MASCULINO e
CIVIL FEMININO, automaticamente competirão pelas colocações GERAL
MASCULINO e GERAL FEMININO, respectivamente, conforme seu sexo e
opção de distância de percurso.
1.7.1 - Os participantes que alcançarem as 5 (cinco) primeiras colocações
GERAIS não serão premiadas na categoria CIVIL, sendo premiados pelos
melhores tempos que se seguirem nas respectivas categorias de inscrição.
1.7.2 - Os participantes que se inscreverem nas categorias individuais e optarem
pela inscrição como militar, automaticamente serão alocados na categoria Geral,
masculino ou feminino de acordo com o respectivo sexo.
2 - REGRAS E INSTRUÇÕES GERAIS PARA CORRIDA
2.1 - Os atletas deverão estar no local de largada com, pelo menos, uma hora
de antecedência (7h15).
2.2 - A cada competidor (exceto corredores dos Pelotões Militares Vibração) será
fornecido um número que deverá ser usado visivelmente no peito, sem rasuras
ou alterações, durante toda a realização da prova, e também um chip, que estará
fixado no número de peito e não poderá ser usado em outro local.
2.3 - É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso, que
será disponibilizado no site do evento.
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2.4 - Durante todo o percurso, cada atleta deverá correr com seu próprio esforço,
não sendo permitido que os integrantes das equipes transportem outros
componentes.
2.5 - O atleta deverá retirar-se imediatamente da corrida se assim for
determinado por um membro da equipe médica oficial (indicado pela
Organização).
2.6 - O acompanhamento do atleta por terceiros (treinadores/assessorias,
amigos) com bicicleta e outros meios (pace), resultará na desclassificação do
participante.
2.7 - O atleta que cometer qualquer contato físico com outro atleta, de modo a
impedir sua progressão, estará passível de desclassificação na prova.
2.8 - Para efeito de classificação, as 5 (cinco) primeiras colocações das
categorias INDIVIDUAIS GERAIS MASCULINO E FEMININO e as 3 (três)
primeiras colocações das categorias INDIVIDUAIS CIVIS MASCULINO E
FEMININO serão definidas por ordem de chegada, controlada pelos fiscais da
prova.
2.8.1 - As demais colocações serão definidas pela apuração por cronometragem
eletrônica do tempo líquido gasto por cada competidor para completar o
respectivo percurso, delimitado pelo tempo entre o sinal de largada até o
momento em que o atleta cruzar a linha de chegada.
2.8.2 - Em casos de dúvidas, a Organização utilizará o recurso de filmagem.
2.9 - Não será permitido o acesso às áreas do evento por caminhos não
sinalizados, sendo proibido pular as grades ou cavaletes delimitadores de áreas
para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas
regras poderá resultar na desclassificação do atleta.
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2.9.1 – É proibido transpor a área da linha de largada em qualquer momento,
especialmente, após a colocação do número de peito/chip para evitar o
acionamento do chip pelos tapetes de cronometragem. Caso ocorra a
transposição por um dos participantes, sem a devida autorização, este será
desclassificado.
2.10 - As equipes e os atletas que infringirem qualquer item deste regulamento
ou das regras da CBAt poderão ser desclassificadas pelos fiscais da
organização, distribuídos ao longo do percurso.
2.11 - A prova será realizada segundo este regulamento e as Regras da CBAt.
2.12 - Não está autorizada a largada de pessoas, que não estejam inscritas.
2.13 – REGRAS E INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CATEGORIA PCD
2.13.1 – O presente regulamento atende as NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO
DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA, de autoria do
Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Todos os detalhes podem ser encontrados
no website do CPB: https://cpb.org.br/
2.13.2 – Serão considerados nesta categoria os PCD que serão divididos em:
atletas usuários de cadeiras de rodas (CAD), e atletas com deficiência
intelectual.
2.13.3 – A distância para as categorias PCD será a de 5 km.
2.13.4 – A categoria PCD largará a frente das outras categorias.
2.13.5 - Por questões de segurança, as provas não permitirão a participação da
categoria HAND CYCLE.
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3 - REGRAS E INSTRUÇÕES GERAIS PARA CORRIDA EM
EQUIPE/PELOTÃO COMPETITIVO
3.1 - Haverá reunião de coordenação com os representantes das Equipes de
Corrida e Pelotões Militares, conforme informações que serão disponibilizadas
no website oficial da corrida.
3.2 - Será facultada às Assessorias de Corrida e às Organizações Militares, que
desejarem montar uma área de apoio aos seus atletas, em locais pré-definidos
pela Organização da prova.
3.3 - No dia da prova, os Pelotões Competitivos (velocidade) e Equipes de
Corrida deverão apresentar-se na Área de Controle de Equipes e Pelotões até
07h30 para confirmação e recebimento dos totens de balizamento.
3.4 - Todos os componentes das Equipes de Corrida e Pelotões Competitivos
(velocidade) serão identificados com "chips" a serem entregues ao Capitão da
Equipe/Pelotão nos dias da entrega de kits.
3.5 - Um “chip Master” será atribuído ao Capitão da Equipe/Pelotão que marcará
os tempos de saída e de chegada das Equipes de Corrida e Pelotões
Competitivos, sendo utilizado para fins de classificação.
3.5.1 - Para que o percurso seja validado, deverá ser registrada a passagem dos
"chips" de todos os corredores de cada Equipe ou Pelotão sobre os tapetes de
cronometragem posicionados na linha de largada, nos retornos dos percursos
de 5 e 10 km, e na linha de chegada.
3.5.2 - O tempo de largada começará a ser contabilizado assim que o Capitão
da Equipe/Pelotão passar pela linha de largada, com a passagem do "chip
Master”.
3.5.3 - A chegada será registrada através dos "chips" de cronometragem e
monitorada por filmagem do pórtico de chegada, para checagem de eventual
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equívoco da leitura eletrônica na passagem dos "chips" sobre os tapetes de
cronometragem.
3.5.4 - Os chips dos demais integrantes serão utilizados para conferência da
participação e verificação do tempo máximo de diferença (sete segundos) entre
a passagem do “chip Master” e do último integrante da Equipe ou Pelotão.
3.6 – A Equipe ou Pelotão, cujo um ou mais membros não tiver condições de
prosseguir na corrida, por qualquer motivo, deverá PARAR, IMEDIATAMENTE,
seu percurso e avisar ao fiscal de percurso, sob responsabilidade do Capitão da
Equipe/Pelotão.
3.6.1 - EM HIPÓTESE ALGUMA qualquer integrante poderá ser carregado ou
empurrado por outro.
4 - REGRAS E INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA EQUIPES DE CORRIDA
4.1- A Composição e Formação das equipes de corrida atenderá aos seguintes
critérios:
4.1.1 - As Equipes de Corrida serão compostas por 10 corredores.
4.1.2 - Cada Equipe de Corrida poderá ser formada por corredores civis e/ou
militares, desde que o(s) militar(es) opte(m) por se inscrever(em) como
corredor(es) civil(is).
4.1.3 - Um dos corredores será designado “Capitão da Equipe de Corrida”, que
será responsável por apresentar e confirmar a Equipe na Tenda de Controle de
Equipes e Pelotões, além de manter a Equipe no dispositivo apresentado na
Figura 1 durante toda prova.
4.1.4 - As Equipes de corrida deverão correr em formação de três colunas, lado
a lado, com o Capitão da Equipe de Corrida à frente (Figura 1), no momento da
largada e da chegada.
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4.1.4.1 - O Capitão da Equipe de Corrida pode, eventualmente durante o
percurso, correr ao lado do seu pelotão para controlar e motivar sua equipe.
4.1.4.2 - A formação da equipe poderá ser desfeita no momento da passagem
pelos pontos de hidratação, onde haverá natural dispersão para o recebimento
de água ou um possível atendimento médico aos atletas.
Figura 1 – Formação das Equipes de Corrida - 10 pessoas
4.2 – O percurso, a largada e a chegada das Equipes de Corrida atenderá aos
seguintes critérios:
4.2.1 - O percurso das Equipes de Corrida será de 5 (cinco) km.
4.2.2 - A ordem de largada das Equipes de Corrida obedecerá a classificação da
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a edição da Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e 16a Corrida do Corpo de
Intendentes da Marinha.
4.2.2.1 - As Equipes de Corrida que não participaram da 36
a edição da Corrida
do Corpo de Fuzileiros Navais e 16a Corrida do Corpo de Intendentes da Marinha
terão sua ordem de largada pela ordem de inscrição, logo após as ordenadas
pelo item anterior.
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4.3 - Cada atleta componente das Equipes de Corrida, receberá uma medalha
de participação, desde que sua equipe cumpra o regulamento e finalize a prova.
4.4 – O Uniforme das Equipes de Corrida atenderá aos seguintes critérios:
4.4.1 - Os integrantes de cada Equipe de Corrida deverão correr com camisas
iguais, seja com seu próprio uniforme ou com as camisas oficiais da corrida.
5 - REGRAS E INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA A CORRIDA DE
PELOTÕES MILITARES COMPETITIVOS
5.1 - Os Pelotões Militares Competitivos serão divididos nas categorias
MASCULINA (23 corredores e 3 reservas), FEMININA (11 corredoras e 2
reservas) e MISTA (23 corredores com o mínimo de 3 atletas de cada sexo e 3
reservas).
5.1.1 - Será permitida a inscrição de no máximo 3 (três) atletas reservas por
Pelotão Militar Competitivo MASCULINO ou MISTO que deverão largar junto aos
demais 23 corredores, totalizando 26 corredores.
5.1.2 - Os Pelotões Militares Competitivos MASCULINOS ou MISTOS poderão
cruzar a linha de chegada com 23 a 26 corredores (contando os três reservas).
5.1.3 - Será permitida a inscrição de no máximo 2 (duas) atletas reservas por
Pelotão Militar Competitivo FEMININO, que deverão largar junto às demais
corredoras, totalizando 13 corredoras.
5.1.4 - Os Pelotões Militares Competitivos FEMININOS poderão cruzar a linha
de chegada com 11 a 13 corredoras (contando as duas reservas).
5.2 - Os Pelotões Militares Competitivos deverão, obrigatoriamente, conter ao
menos 1 (um) Oficial e 1 (um) Porta-Guião.
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5.3 - O Oficial mais antigo dos corredores será designado Comandante do
Pelotão, sendo o responsável por apresentar e confirmar o Pelotão na Tenda de
Controle de Equipes e Pelotões.
5.4 - Os pelotões das OM do 1DN somente poderão ser formados por militares
da mesma OM. A regra não se aplica às Equipes e Pelotões representativos dos
demais Distritos Navais.
5.5 – A formação dos pelotões militares competitivos, deverão atender aos
seguintes critérios:
5.5.1 - Os pelotões deverão correr em formação de três colunas lado a lado, com
o Comandante do Pelotão à frente seguido imediatamente pelo Porta-Guião
(Figura 2), no momento da largada e da chegada.
5.5.2 - O Capitão do Pelotão pode, eventualmente durante o percurso, correr ao
lado do seu pelotão para controlar, motivar e puxar as canções militares.
5.5.3 - A formação do Pelotão poderá ser desfeita no momento da passagem
pelos pontos de hidratação, onde haverá natural dispersão para o recebimento
de água ou um possível atendimento médico aos atletas.
5.5.4 - No momento da passagem pelas linhas de largada e chegada, o
Comandante do Pelotão deve estar posicionado logo à frente do Porta-Guião
seguido pelo restante do pelotão, como ilustrado na Figura 2.
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Figura 2
A – Formação dos Pelotões Militares MASCULINO – 23 corredores
B – Formação dos Pelotões Militares FEMININO – 11 corredoras
5.6 - O Uniforme e o Guião dos pelotões militares competitivos deverá atender
aos seguintes critérios:
5.6.1 - Os integrantes de cada pelotão deverão correr com camisas iguais seja
com seu próprio uniforme ou com o uniforme de TFM (7.1).
5.6.2 - O Guião deverá seguir os padrões previstos na CGCFN-1001, conforme
o seguinte modelo da Figura 3:
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Figura 3
5.7 - O percurso, a largada e chegada dos pelotões militares competitivos
atenderá aos seguintes critérios:
5.7.1 - O percurso da corrida de Pelotões Militares é de 10 (dez) km para os
pelotões MASCULINOS e 5 (cinco) km para os pelotões FEMININOS e MISTOS.
5.7.2 - Para que o percurso seja válido, deverá ser registrada a passagem de no
mínimo 23 corredores de cada pelotão militar sobre os tapetes de
cronometragem posicionados na linha de largada, nos respectivos retornos dos
percursos de 5 e 10 km e na linha de chegada.
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5.7.3 - O pelotão MISTO que não largar ou não cruzar a linha de chegada com,
pelo menos, 3 atletas de cada sexo estará DESCLASSIFICADO e seu tempo de
prova não será computado.
5.7.4 – Se em qualquer momento da prova não houver o mínimo de 3 atletas por
sexo, os fiscais de percurso poderão DESCLASSIFICAR o pelotão MISTO
infrator.
5.7.5 - A ordem de largada dos Pelotões Militares Competitivos obedecerá a
classificação da 36
a edição da Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e 16a
Corrida do Corpo de Intendentes da Marinha.
5.7.6- Os Pelotões Militares Competitivos que não participaram da 36
a edição da
Corrida do Corpo de Fuzileiros Navais e 16a Corrida do Corpo de Intendentes da
Marinha terão sua ordem de largada pela antiguidade do Comandante da OM,
logo após os ordenados pelo item anterior.
6 - REGRAS E INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA A CORRIDA DE
PELOTÕES MILITARES VIBRAÇÃO
6.1 – A composição e formação dos pelotões militares vibração, deverá atender
aos seguintes critérios:
6.1.1 - Os Pelotões Militares VIBRAÇÃO serão compostos por no máximo 101
(cento e um) corredores.
6.1.2 - Os Pelotões Militares VIBRAÇÃO deverão conter, obrigatoriamente, ao
menos 1 (um) Oficial e 1 (um) Porta-Guião.
6.1.3 - O Oficial mais antigo dos corredores será designado Comandante do
Pelotão, que será o responsável por apresentar e confirmar o Pelotão na Tenda
de Controle de Equipes e Pelotões.
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6.1.4 - Os Pelotões Militares VIBRAÇÃO deverão correr em formação de três
colunas lado a lado, com o Comandante do Pelotão à frente seguido
imediatamente pelo Porta-Guião (Figura 2), no momento da largada e da
chegada.
6.1.5 - O Comandante do Pelotão pode, durante o percurso, correr ao lado do
seu pelotão para controlar, motivar e puxar as canções militares.
6.1.6 - A formação do pelotão poderá ser desfeita no momento da passagem
pelos pontos de hidratação, onde haverá natural dispersão para o recebimento
de água ou um possível atendimento médico aos atletas.
6.1.7 - No momento da passagem pela linha de largada e pela linha de chegada,
o Comandante do Pelotão deverá estar posicionado logo à frente do Porta-Guião
seguido pelo restante do pelotão, conforme Figura 2-A.
6.2 - O Uniforme e o Guião dos pelotões militares vibração deverá seguir os
seguintes critérios:
6.2.1 - Os integrantes de cada pelotão deverão correr com camisas iguais seja
com seu próprio uniforme, uniforme de TFM (7.1) ou com “Calça e Boot”.
6.2.2 - O Guião deverá seguir os padrões previstos na CGCFN-1001, conforme
Figura 3.
6.3 - O percurso, a largada e chegada dos pelotões militares vibração atenderá
aos seguintes critérios:
6.3.1 - O percurso da corrida dos Pelotões Militares VIBRAÇÃO será de 5 (cinco)
km.
6.3.2 - A ordem de largada dos Pelotões Militares Vibração obedecerá à
antiguidade do Comandante da OM.
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6.3.4 - Em virtude do caráter PARTICIPATIVO dos Pelotões Militares VIBRAÇÃO,
não haverá premiação para esta categoria.
7 - INSCRIÇÃO
7.2 – As inscrições poderão ser encerradas, caso seja atingido o limite
quantitativo estabelecido pela Organização do evento ou por qualquer outra
deliberação desta.
7.3 – Os participantes poderão solicitar o valor total da inscrição por qualquer
motivo, em até 7 (sete) dias corridos, contado do pagamento do pedido,
conforme lei do consumidor. A solicitação deverá ser feita diretamente à
Ticketsports, por meio dos seguintes canais: e-mail - sac@ticketsports.com.br /
Instagram: @ticket.sports ou telefone:(11) 3588-0326.
7.4 - O ATLETA que se enquadrar em qualquer uma das CATEGORIAS PCD
deverá enviar um e-mail para cefan.corridacfn@marinha.mil.br solicitando as
informações para realização da inscrição já com as seguintes informações:
– Laudo Médico onde deverá constar o Código Internacional de Doença (CID)
– Categoria a qual deseja se inscrever de acordo com as categorias, Usuário de
cadeira de rodas ou Deficiente intelectual.
A documentação será avaliada e, caso aprovada, o proponente receberá um
cupom de desconto para a efetivação da compra.
7.4.1 – Os participantes PCD que não estejam contemplados nas categorias
anteriormente definidas, como por exemplo os usuários passivos de cadeira de
rodas, poderão se inscrever na corrida e participar de maneira recreativa e não
competitiva.
7.4.2 - Apenas cadeiras de rodas esportivas (3 rodas, duas grandes e uma
pequena) serão permitidas, não sendo permitido o uso de cadeiras de dia a dia,
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cadeiras motorizadas, hand cycles ou equipamentos com o auxílio de terceiros.
É obrigatório o uso de capacete.
O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da
Organização nenhuma restrição quanto ao peso, dimensões e modelo, desde
que seja uma cadeira de competição “esportiva” para a modalidade de atletismo
adaptado.
Fotos:
Modelo Permitido
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Modelos Não Permitidos
*Perfil de classes:
T32 – Tetraplegia severa ou moderada, apresentando espasticidade ou atetose.
Não utiliza força de membros inferiores, tem grande dificuldade de equilíbrio e
pouco domínio de tronco;
T33 – Tetraplegia moderada ou leve, com força discreta dos membros inferiores,
normalmente apresenta espasticidade. Demonstra melhor coordenação e
equilíbrio quando sentado;
T34 – Diplegia com bom controle de tronco, normalmente não apresenta
problemas nos membros superiores.
T51- Tetraplegia severa, pouca função de ombros e cotovelos, sem função de
tronco (ex: Tetraplégico nível C5-6);
T52 – Tetraplegia, com boa função de ombros e cotovelos, mas com déficit na
função das mãos (ex: Tetraplégico nível C7-8);
T53 – Paraplegia, com boa função de membros superiores, mas sem função
abdominal (ex: Paraplégico nível T1-7);
T54 – Atleta com função normal de tronco apresenta alguma sequela em
membros inferiores.
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7.5 - Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações
fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude, o atleta será desclassificado
da prova e poderá responder por crime de falsidade ideológica e/ou documental.
7.6 - Cada OM poderá inscrever mais de um pelotão, desde que cada um conste
na MSG de inscrição, com o NIP, seguido do nome completo dos participantes e
que o quantitativo descrito não seja ultrapassado em nenhum deles.
7.7 - O corredor individual poderá inscrever-se na categoria INDIVIDUAL CIVIL
(Masculino ou Feminino), INDIVIDUAL GERAL (Masculino e Feminino) em 5
(cinco) Km ou 10 (dez) Km, aplicando-se o disposto dos itens 1.4 e 1.5.
7.8 - As inscrições INDIVIDUAIS somente serão realizadas pela internet, por
meio de site específico da corrida.
7.9 - A inscrição é intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída
por outra, em qualquer situação. O participante que, sem autorização formal da
Organização da prova, ceder seu número de peito para outra pessoa, será
desclassificado e responsabilizado por qualquer acidente ou dano que esta
venha a sofrer, isentando de qualquer responsabilidade, a Organização da
prova, seus patrocinadores, apoiadores e Órgãos públicos envolvidos.
7.10 - Ao se inscrever na 37ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
E 17ª CORRIDA DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA, o competidor:
7.10.1 - aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e
espontânea vontade, ficando de acordo com todos os itens nele contidos e acata
todas as decisões da Organização;
7.10.2 - assume total responsabilidade por sua participação no evento, de acordo
com o Termo de Responsabilidade, que deverá ser assinado e entregue a
organização na entrega do kit;
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7.10.3 - assume as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e
seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua
participação na prova, antes, durante e depois da mesma;
7.10.4 – Idosos, a partir de 60 anos ou mais, terão desconto de 50% sobre o
valor não promocional da inscrição. Esse valor do desconto para idosos não
incide sobre os preços promocionais;
7.11 - As inscrições das EQUIPES DE CORRIDA somente serão realizadas pela
internet, por meio de site específico da corrida.
7.11.1 - As Assessorias de Corrida poderão inscrever mais de uma equipe, desde
que cada uma possua nomes que as distingam.
7.11.2 - No ato da inscrição, deverá ser realizada a inscrição individualizada de
cada membro da equipe de corrida.
7.11.2.1 – Qualquer solicitação de substituição de um dos integrantes da equipe
de corrida deve ser feita pelo Capitão da Equipe de Corrida na tenda de controle
de equipes e pelotões, com apresentação do corredor substituto portando
documento de identificação.
7.12 - As Organizações Militares poderão inscrever seus pelotões
representativos em duas classes: competitivo e/ou vibração.
7.12.1 - As inscrições dos Pelotões Militares são gratuitas e devem ser feitas por
meio de mensagem (MSG) da Organização Militar (OM) para o CEFAN, com
cópia para o Comando do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), via SIGDEM.
7.12.2 - As inscrições representando Organizações não pertencentes à Marinha
do Brasil, deverão ser feitas por meio de Ofício encaminhado para o CEFAN,
com cópia para o CGCFN.
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7.12.3 - A relação nominal com posto/graduação dos 23 (vinte e três) militares
componentes dos pelotões militares competitivo deverá ser informada na
mensagem de inscrição, bem como a categoria que disputarão (masculino,
feminino ou misto) e os 3 (três) militares reservas.
7.12.3.1 – O pelotão competitivo poderá largar com os 26 (vinte e seis) militares
com “chip”, no entanto somente serão contabilizados para efeito de resultado e
classificação 23 (vinte e três) “chips”.
7.12.3.2 – Os 03 (três) militares adicionais poderão deixar a prova antes da
chegada ou completá-la junto com seu pelotão. A medida visa preservar a
integridade física dos competidores, uma vez que será possível a qualquer
militar, que não se sentir em condições físicas adequadas, interromper a sua
prova.
7.12.3.3 – Antes do início da prova, qualquer solicitação de substituição de um
dos integrantes do Pelotão deverá ser feita pelo Capitão do Pelotão na tenda de
controle de equipes e pelotões, com apresentação do corredor substituto
portando documento de identificação.
7.12.3.4 - Cada OM poderá inscrever apenas 1 (um) pelotão por categoria
(masculino, feminino e misto).
7.12.4 – O quantitativo de militares componentes do pelotão militar vibração
deverá constar da MSG de inscrição, não podendo ultrapassar o total de 101
(cento e um) militares por pelotão.
7.12.4.1 - Cada OM poderá inscrever mais de um pelotão, desde que cada um
deles conste na mensagem de inscrição e o quantitativo não seja ultrapassado
em nenhum deles.
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8 - RETIRADA DE KITS
8.1 - A retirada dos Kits de TODAS AS CATEGORIAS acontecerá nos dias 23 e
24 de maio de 2025, das 9h00 às 17h00, no Museu Naval, Rua Dom Manuel 15,
Praça XV - Centro, Rio de Janeiro.
8.2 - Não haverá tempo de tolerância para atrasos para a retirada dos kits.
8.3 - Por motivo de força maior, o local e o horário poderá ser alterado pela
Organização da prova, sendo comunicado aos participantes pelo site de
inscrição e pelo Boletim de Ordens e Noticias da Marinha do Brasil.
8.4 - O próprio competidor deverá retirar seu Kit apresentando comprovante de
confirmação de inscrição, o recibo de pagamento e documento de identidade
com foto.
8.5 - Os kits comprados sob a forma de “Capitão da Corrida” deverão ser
retirados todos conjuntamente e somente pelo titular da compra que deverá
apresentar comprovante de confirmação de inscrição, o recibo de pagamento e
o documento de identidade com foto.
8.6 - Os kits dos Pelotões Militares competitivo deverão ser retirados por militar
designado na MSG de inscrição da OM, portando a MSG e sua Identidade Militar.
8.7 - Não serão entregues kits de corrida no dia ou após o evento.
8.7.1 - O competidor que não retirar o seu kit nas datas e horários definidos neste
regulamento perderá o direito ao kit.
8.8 - A retirada de kits poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação
dos seguintes documentos:
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8.8.1 - autorização específica para este fim, escrita e assinada, pelo competidor
inscrito ou “Capitão da Corrida” constando NOME COMPLETO, CPF e
DOCUMENTO DE IDENTIDADE com foto de quem fará a retirada;
8.8.2 - cópia do documento de identidade com foto do competidor inscrito ou
“Capitão da Corrida”;
8.8.3 - comprovante de confirmação de inscrição;
8.8.4 - recibo de pagamento;
8.8.5 – Termo de Responsabilidade disponibilizado no website do evento,
devidamente preenchido.
8.8.6 - O competidor que não cumprir o disposto neste artigo perderá o direito ao
kit.
8.9 - O Kit dos participantes pagantes será composto por um número de peito
com “chip”, camiseta, boné e sacochila.
8.10 – A medalha de participação será entregue ao final do percurso, para os
participantes pagantes, que concluírem a prova.
8.11 - O Kit dos Pelotões Militares competitivo MASCULINO será composto por
26 (vinte e seis) números de peito com "chip".
8.12 - O Kit dos Pelotões Militares competitivo FEMININO será composto por 13
(treze) números de peito com "chip".
8.13 - No momento da retirada do kit, o competidor ou responsável deverá
conferir os itens recebidos e os respectivos dados registrados no número de
peito, incluindo categoria, sexo e distância.
8.14 - Não serão realizadas alterações cadastrais após a retirada do kit.
8.15 – É importante ressaltar que os tamanhos das camisetas estão sujeitos a
alteração pela Organização, de acordo com a disponibilidade.
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9 - CRONOMETRAGEM E USO DO "CHIP"
9.1 - A cronometragem da prova será realizada por sistema de transpônder
("chip").
9.2 - O "chip" estará incorporado ao número de peito entregue no Kit do corredor
e deve ser usado conforme orientado em seu verso, não podendo ser dobrado,
rasgado ou amassado.
9.3 - A utilização inadequada do "chip" pelo atleta poderá acarretar a não
marcação do tempo, isentando a Organização e a empresa de cronometragem
pela eventual ausência de resultados.
9.4 - O uso do "chip" é obrigatório e de responsabilidade única do atleta. Aquele
que não o fizer será desclassificado da prova.
9.5 - O tempo de todos os corredores que participarem da prova, com exceção
dos integrantes dos Pelotões Militares Vibração, será cronometrado e divulgado
no site do CEFAN.
9.5.1 – Não serão computados os tempos dos corredores, equipes e pelotões
que tenham sido desclassificados pela Organização da prova.
10 - PREMIAÇÃO
10.1 - Os 5 (cinco) primeiros colocados nas categorias INDIVIDUAL GERAL
MASCULINO e INDIVIDUAL GERAL FEMININO, de 5 e 10 km e os 3 (três)
primeiros colocados das demais categorias elencadas no item 1.5 receberão
troféu e medalha.
10.2 - Os participantes que alcançarem as 5 (cinco) primeiras colocações nas
categorias INDIVIDUAL GERAL (Masculino e Feminino) nas provas de 5 e 10Km,
NÃO serão premiados na categoria INDIVIDUAL CIVIL (Masculino e Feminino),
sendo premiados os melhores tempos que se seguirem das mesmas categorias.
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10.3 - Os atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer à área da
cerimônia de premiação, tão logo sejam chamados ou conduzidos pela equipe
de Premiação.
10.3.1 - O atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação
perderá o direito de premiação, não sendo convocado nenhum outro atleta para
seu lugar, nem havendo reclassificação.
10.4 - Não haverá premiação para categoria por faixa etária.
10.5 - Os resultados oficiais da corrida serão informados por meio do site do
evento;
11 - CONDIÇÕES FÍSICAS DOS PARTICIPANTES E SERVIÇOS DE APOIO
NA CORRIDA
11.1 -Ao participar da 37ª CORRIDA DOS FUZILEIROS NAVAIS E 17ª CORRIDA
DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA, o competidor assume a
responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento
da prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu
estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.
11.2 - Todos os participantes deverão estar em dia com seus exames médicos
mediante avaliação médica rigorosa para realização da prova, estando a
Organização isenta de responsabilidade pela saúde dos mesmos.
11.3 - O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, e assume
que se encontra em plenas condições físicas e psicológicas para a participação
na Corrida.
11.3.1 - Caso a equipe médica do evento julgue que algum dos participantes não
está em condições de saúde para dar prosseguimento à prova, este será retirado
da competição pela Organização do evento e conduzido para o atendimento
médico emergencial.
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11.4 - A Organização não tem responsabilidade sobre o atendimento médico
privado (particular) dos atletas (despesas médicas em casos de internação ou
lesões geradas pela prática da corrida). No entanto, em cumprimento às normas
da CBAt, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento
emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública
de saúde.
11.4.1 - O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou
transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Organização
de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste
atendimento médico.
11.5 – A Organização da prova reserva-se o direito à realização de exames
antidoping, ou não, dos participantes da corrida de acordo com as regras da
ABCD – Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem.
11.6 - A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e haverá
sinalização para a orientação dos participantes.
11.7 - Haverá postos de hidratação ao longo dos percursos de 5 e 10 km.
11.8 - Serão colocados à disposição dos participantes, banheiros químicos e
guarda-volumes na região da largada/chegada da prova.
12 - DIVULGAÇÃO E DIREITOS AUTORAIS
12.1 - Todo participante inscrito na 37ª CORRIDA DO CORPO DE FUZILEIROS
NAVAIS E 17ª CORRIDA DO CORPO DE INTENDENTES DA MARINHA está,
incondicionalmente, aceitando e concordando em ter sua imagem divulgada por
meio de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet e televisão, ou qualquer
outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou
publicitários relativos à Corrida, sem acarretar nenhum ônus aos organizadores,
renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais
direitos aos patrocinadores ou meios de comunicação em qualquer tempo/data.
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12.2 - Todos os participantes do evento (competidores, participantes, pessoal de
apoio técnico, organizadores e público em geral) cederão todos os direitos de
utilização de suas imagens para as Instituições realizadoras e organizadoras do
evento.
12.3 - A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeos relativos à
prova terão os direitos reservados aos organizadores.
12.3.1 - Qualquer forma de divulgação ou cobertura profissional do evento estará
sujeita a autorização e aprovação da Organização.
13 - SUSPENSÃO, ADIAMENTO OU CANCELAMENTO DA PROVA
13.1 - A Organização, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar
a suspensão da corrida, no dia da prova, iniciada ou não, por questões de
segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Estando suspensa,
será definida uma nova data para a realização do evento.
13.2 - Os participantes assumem no ato da inscrição todos os riscos e danos da
eventual suspensão da corrida (iniciada ou não), por questões de segurança
pública, não gerando qualquer responsabilidade para a Organização.
13.3 - A Corrida poderá ser adiada ou cancelada, a critério da Organização,
sendo comunicado aos inscritos esta decisão pelo site oficial da corrida.
13.3.1 - Na hipótese de cancelamento do evento, sem remarcação, haverá
devolução do valor pago com abatimento da taxa de serviço + R$ 14,90 de
operação bancária.
13.3.2 - Na hipótese de adiamento da corrida, com remarcação, haverá
devolução do valor pago com abatimento da taxa de serviço + R$14,90 de
operação bancária.
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14 - DISPOSIÇÕES GERAIS
14.1 - Quaisquer dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail
cefan.corridacfn@marinha.mil.br
14.2 - Os protestos ou reclamações relativas ao resultado final da prova ou de
sua condução, deverão ser efetuados por escrito e entregues ao Diretor-Geral
da prova em até 30 (trinta) minutos após a divulgação oficial dos resultados.
14.3 - À Organização reserva-se o direito de incluir no evento, atletas ou pelotões
especialmente convidados.
14.4 - Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como de seus
patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente aos
equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes no evento,
independente de qual for o motivo, tampouco, por quaisquer extravios de
materiais ou prejuízos que porventura os atletas/participantes venham a sofrer
durante a participação neste evento.
14.5 - A Organização poderá, a seu critério ou conforme as necessidades do
evento, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando
as mudanças pelo site oficial da corrida.
14.6 - As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela
Organização de forma soberana, não cabendo recurso a estas decisões.
14.7 - Todos os diretos autorais relativos a este regulamento e à 37ª CORRIDA
DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E 17ª CORRIDA DO CORPO DE
INTENDENTES DA MARINHA pertencem à Organização do evento.